20.3.12

Calhabé Circulação


Clube Recreativo do Calhabé

No ano de 1933 foi ensaiada, estreada em Coimbra e exibida no Clube Recreativo do Calhabé, a revista de costumes "Calhabé Circulação". Foi seu autor Cipriano de Carvalho e, dentre outros, participou o actor amador, barbeiro de profissão e também tocador de violão, José Lopes da Fonseca (Zé Trego).
Recordo aqui a letra duma música desta popular revista. É uma versão cantada amiudadas vezes por Alberto Chocolate e Armando Ferreira, há cerca de cinquenta anos, em rescaldo das patuscadas no Emiliano França .

Tocador de harmónio acerta a pancada
E faz daquilo uma voz bem timbrada
Não é do harmónio que foge à maçada
Mas sim do tocador que perdeu a noitada

A lua é branca mas não leva véu
Gosto de ti meu anjo do céu
Eu gosto de ti, tu de mim não gostas
Eu olho p'ra ti, tu viras -me as costas