27.4.11

António Nobre


1867-1900
António Nobre

Nasceu a 16 de Agosto de 1867 e faleceu no ano de 1900, apenas com 33 anos de idade. 

Que lindas coisas a lendária Coimbra encerra!
Que paisagem lunar que é a mais doce da terra!
Que extraordinárias e medievais raparigas!
E o rio? E as fontes? E as fogueiras? E as cantigas?

"Para as raparigas de Coimbra" 

Meninas, lindas meninas!
Qual de vós é o meu ideal!
Meninas, lindas meninas
Do Reino de Portugal!

Minha capa vos acoite
Que é p'ra vos agasalhar:
Se por fora é cor de noite
Por dentro é cor de luar...

Vou encher a bilha e trago-a
Vazia como a levei!
Mondego, que é da tua água?
Que é dos prantos que eu chorei?

Ó quem me dera abraçar-te,
Contra o peito assim, assim,
Levar-me a morte e levar-te
Toda abraçadinha a mim.

A cabra da velha Torre,
Meu amor, chama por mim,
Quando o estudante morre,
Os sinos dobram assim.

Ó sinos de Santa Clara,
Por quem dobrais, quem morreu?
Ah, foi-se a mais linda cara
Que houve debaixo do céu!

António Nobre
Coimbra 1890