15.7.12

Cerâmica de Coimbra

A cidade de Coimbra e o seu concelho, produz cerâmica há muitos séculos, possuindo mesmo, o mais antigo (1145) documento escrito referente à cerâmica nacional. É também nesta cidade de Coimbra que existem provas documentais, do século XVI, que aprovam e regulam os chamados "malegueiros", nome pelo qual eram conhecidos os artífices que coziam as peças por duas vezes. Com a primeira cozedura obtinham a peça chacotada, depois aplicavam um vidrado, e seguidamente coziam-na outra vez, o que permitia a pintura sobre o vidrado.
Terá sido graças às apreciadas porcelanas da China, que eram trazidas pelas naus dos marinheiros portugueses na época dos Descobrimentos, que surgiram as bonitas peças pintadas a azul e branco por estes "malegueiros".
Nos dias de hoje a faiança pintada nesta região, e que é vulgarmente chamada de "louça de Coimbra", é única em Portugal e representa a tradição oriental e também a influência do estilo árabe. A tipicidade desta "louça de Coimbra" terá sido alcançada apenas nos anos quarenta, quando as antigas sociedades cerâmicas que existiam desde o século XVIII, tiveram a ideia de começar a fazer reproduções de qualidade das faianças setecentistas que se encontravam nos museus e colecções da cidade.