10.7.12

Tertúlias de Verão



Ciclo de Tertúlias de Verão na Brasileira
Objectivos: Numa cidade em que o conhecimento e o debate de ideias fazem parte intrínseca da sua razão de ser e consequentemente do seu Património Imaterial, as Tertúlias deverão voltar a constituir um espaço importante na dinâmica do presente e na construção do futuro de Coimbra.
Nesta fase de apreciação da Candidatura de Coimbra a Património Mundial da Humanidade considera-se particularmente oportuno relançar, de uma forma estruturada e em moldes contemporâneos, as celebres Tertúlias na Brasileira, uma das mais famosas.
Em que consiste: Realização de um Ciclo de Tertulias durante o Verão, em que se debaterão diferentes Temas, de importância relevante para a vida da Cidade. A cidadania, a modernidade e as soluções para o quotidiano serão temas recorrentes.
Destinatários: Toda a população de Coimbra em geral. Comerciantes, gestores de marca, donos de cafés e restaurantes, hoteleiros, agentes de turismo, pequenos e médios empresários, profissões liberais, comunicação social, mas também professores, estudantes, intelectuais e todos aqueles que pretendem uma Coimbra melhor, mais dinâmica, interveniente e capaz de responder aos desafios que se lhe colocam. Não serão esquecidos os antigos componentes das Tertúlias da Brasileira, de algumas décadas atrás.
Metodologia e Formato: 1) Apresentação da Tertúlia e dos oradores convidados 2) Evocação do que eram as Tertúlias na Brasileira, sempre que possível por um componente das Tertúlias de então 3) Tema principal da noite por orador convidado, especialmente qualificado 4) Debate alargado a todos os participantes.
Local e Ambiente: Todas as Tertúlias serão realizadas no Café “A Brasileira” (Rua Ferreira Borges). Sempre que o tempo o permitir na Esplanada ao ar livre. O cenário imparável da Ferreira Borges será local privilegiado para o debate de ideias franco, agradável e construtivo, enquanto se saboreia uma bebida e se degustam os apetitosos doces ali fabricados.
Dia 11 de julho de 2012 - 21h – Como conquistar novos clientes em contexto de crise.
Estes tempos são tempos de crise ou de mudança? Quem são os novos clientes? O que esperam os novos clientes, de nós? Em que é que os novos clientes mudaram? Que novas formas de atuação para os conquistar? Onde estão os casos de sucesso?
Às 21h na esplanada do Café A Brasileira, estando presente como orador convidado Rui Murta (Mestre em Marketing).
Dia 25 de julho – 21h – Programas de apoio à reabilitação do Centro Histórico de Coimbra. Que resultados ao fim de uma década?
Qual a melhor solução para dinamizar a Baixa? Como passar a mensagem de uma Baixa segura? Porque é que a Baixa não vende? Como aproveitar o aumento do fluxo turístico? Como operacionalizar o voluntariado que quer colaborar?
Às 21h na esplanada do Café A Brasileira, estando presente como orador convidado Sidónio Simões, Chefe do Gabinete para o Centro Histórico.