8.5.11

Augusto Hilário

Photobucket

Augusto Hilário da Costa Neves nasceu em Viseu, em Janeiro de 1864. O registo de baptismo refere que foi exposto na Roda pelo pároco da Sé, com o nome de Lázaro Augusto. Ao receber o crisma em 26 de Maio de 1877, muda o nome para Augusto Hilário. As dúvidas sobre a sua filiação foram esclarecidas pela sua certidão de óbito que refere Augusto Hilário como filho legítimo de António Alves e de Ana de Jesus Mouta. Assim, Hilário terá sido fruto de uma relação extra matrimonial sendo por isso exposto na Roda e posteriormente reconhecido.
Frequentou o liceu de Viseu nos estudos preparatórios para a admissão à Faculdade de Filosofia, sem sucesso. Matriculou-se em Coimbra, mas também aqui os resultados não foram famosos.

Revela-se então um apaixonado pela boémia coimbrã, notabilizando-se como cantor de fado e executante de guitarra. Interpretou poemas de Guerra Junqueiro, António Nobre, Fausto Guedes Teixeira, para além dos que ele próprio criou.
Morreu na sua casa da Rua Nova, em Coimbra, contava então 32 anos. Frequentava o 3.º ano da Escola Médica da Universidade de Coimbra e era aspirante da Escola Naval.
Em 1967, D.ª Maria Alice Trindade de Figueiredo, em representação da sua família, entregou ao Museu Académico de Coimbra uma guitarra do seu tio-avô que lhe tinha sido oferecida pelo Ateneu Comercial de Lisboa quando ali cantou em 1895.