21.5.11

Espirito Santo

Romaria Espirito Santo

Os usos, costumes e hábitos da vida moderna, cosmopolita e ignorante, vai acabando com as tradições do nosso Povo. A Romaria do Espírito Santo, definhada, que hoje conhecemos, é o reflexo disso mesmo. A expansão urbana da cidade subtraiu-lhe o espaço e esta sociedade roubou-lhe o carácter.
Aqui reproduzo um texto da autoria de Fernando Rovira, extraído do seu livro - "A Francesa" - recentemente publicado, que nos conduz à Romaria do Espírito Santo que se fazia até meados do século XX.
  
Pedro Martins

..."Era costume, então, e que ainda se continuou por mais uns cento e cinquenta anos, de na segunda-feira seguinte ao domingo do Espírito Santo, - sete semanas depois da Páscoa - se deslocarem ali os ranchos do arrabalde coimbrão. Saíam das suas terras depois do almoço (jantar, chamava-se então). As mulheres, fazendo vista com as melhores roupas e os grossos cordões de várias voltas enrolados ao pescoço, levavam os cestos das merendas à cabeça - que os dias de Junho já eram grandes - e os homens, na ponta de um pau curto, as cabaças de vinho, bem pejadas, porque o caminho era longo e duro e era preciso, de quando em quando, refrescar e desentupir as gargantas empedernidas pelo calor e pelo pó. Alguns levavam instrumentos de corda, violas e bandolins - às vezes, também se juntava ao regabofe uma concertina - com os quais arremetiam vigorosamente, todos à uma, contra as pobres modas que, não podendo defender-se, ficavam irreconhecíveis depois do estrondoso tiroteio de notas com que eram alvejadas.
Quando se chegava, tratava-se logo de assentar arraiais, isto é, escolher uma boa sombra, onde se poisavam os cestos das merendas, no vasto pinhal que se estendia por ali abaixo até ao vale.
Enquanto as mulheres desciam à capela do Espírito Santo  a pagar as promessas do ano - que as aflições eram muitas e o valimento não faltava - os homens, espernegados à sombra dos pinheiros, trocavam os instrumentos de corda pelos de sopro, que é como quem diz: acabavam de esvaziar as cabaças de vinho já muito debilitadas do caminho. Graças a Deus, por todo o amplo recinto da romaria não faltavam as pipas de torneiras rechinantes para as encher... uma... duas... as vezes que fosse preciso. E, se houvesse tempo, ainda se fazia uma sesta, porque lá em baixo, o redor da capela estava apinhado de povo, porque as promessas eram muitas e as mulheres linguareiras.
Promessas pagas, soneca bem batida... homens e mulheres, velhos para danças, de casamento já cansado, iam então passear as tendas dos ferreiros, picheleiros, de comidas e bebidas, das doceiras que vendiam os famosos pastéis de Santa Clara, as não menos famosas tigelinhas de manjar branco de Celas, e as deliciosas arrufadas confeccionadas no convento de Sant'Ana. Finalmente, visitavam as tendas dos oleiros, onde se compravam púcaros, caçarolas, panelas, travessas, terrinas, pratos, as chamadas picheiras ou pichéis, para levar vinho à mesa, e as cabaças para água, pois era sabido que não as havia para dar frescura à água no Verão como as do Espírito Santo. E não só frescura: constava que não transmitiam à água o desagradável sabor a barro, como acontecia com quase todas as outras.
E também ninguém esquecia os pifarinhos e as campainhas: mandava a tradição.
Feitas as compras, alguém que se lembrava de deitar a mão ao bolso do colete, fazia um trejeito de espanto pelo adiantado da hora - na festa o tempo passa num ai - , e dava o alerta:
- Rapazes, vamos à merenda!
Todos corriam para os respectivos cestos, donde era ver sair galinhas, coelhos, bacalhau frito e outros pitéus afins... enquanto as navalhas começavam a lascar sem cerimónias os nacos de presunto ou de chouriço bem cheiroso. E tudo era devorado com apetite, não faltando ao repasto um bom sortimento de broa e azeitonas retalhadas.
A gente mais moça, essa sem tempo para comer... o que tinha era pressa de formar as rodas dos bailaricos, porque, ao fim da tarde, quando o Sol começasse a querer esconder-se lá em baixo, por detrás de Santa Clara, era tempo de regressar à terra."...   
Fernando Rovira - "A Francesa"