29.7.11

Colégio de São Tomás

Colégio S. Tomás

Coimbra
Rua da Sofia
O Palácio da Justiça de Coimbra resultou de uma adaptação do colégio de São Tomás, que pertencia à ordem dominicana, cuja construção se iniciou em 1566. Quando da abolição das ordens religiosas, o colégio foi adquirido pelo conde de Ameal, coleccionador de obras de arte, para o transformar em residência e museu. Mais tarde foi a adaptação do edifício para o Palácio da Justiça, tal como hoje se nos apresenta.
Os portões de ferro forjado da entrada, bem como os lustres e candeeiros do interior, são belos exemplares da serralharia artística de Coimbra do início do século XX.
O notável claustro é semelhante aos dos restantes colégios desta rua, daquela época, e comporta um pequeno jardim interior. As arcadas do piso inferior assentam sobre capitéis jónicos, enquanto a arquitrave do andar superior repousa sobre colunas dóricas. Está decorado, nos dois pisos, por excelentes painéis de azulejo da autoria de Jorge Colaço.
Pertencia à fachada do colégio de São Tomás, um formoso portal da renascença que está implantado no museu Machado de Castro, virado para o Largo de São Salvador.