11.11.11

Quinta de S. Jorge


José Afonso
Baladas de Coimbra

Passam quase cinquenta anos desde as gravações de José Afonso, acompanhado por Rui Pato, feitas no mosteiro da Quinta de S. Jorge, em Coimbra, no ano de 1962.
Menino de Ouro, No Lago do Breu, Tenho Barcos Tenho Remos, Senhor Poeta, foram gravadas num corredor do convento que tinha excepcionais condições acústicas.
As fotos que sustentam esta apresentação foram recolhidas nos anos 30, 40, 50 e 70 do século passado e algumas mais recentemente. O mapa data de 1634.
Sobre este trabalho, escreveu então Rocha Pato:
"O Dr. José Afonso, de quem as noites da velha Alta coimbrã conhecem a voz inconfundível, repercutindo por escadinhas e vielas, penetrando pelas janelas e trapeiras silenciosas, é sem dúvida dos mais expressivos cantores-estudantes, que nas últimas décadas tem passado por esta cidade do Mondego, ano a ano renovada de novas vozes, novas melodias, novas expressões interpretativas. (...) Habituado às noites silenciosas das ruas da Alta, que lhes falam dos seus segredos e dos seus mistérios, das amplas ressonâncias do rendilhado pórtico da Sé Velha, o Dr. José Afonso, desejou gravar a presente obra no ambiente evocativo dum velho mosteiro..."