7.9.12

Homenagem

O Núcleo de Veteranos do União de Coimbra vai prestar uma homenagem a José Carvalho, pela sua dedicação ao Clube, no próximo sábado, dia 8 de Setembro. A cerimónia decorre num jantar, depois do jogo de Veteranos União de Coimbra – Fafe que se realiza às 19h00 no Estádio Municipal de Taveiro.


José Carvalho, 85 anos de idade, Unionista de sempre.
Homem honrado de condição modesta, uma característica das gentes do União, aqui nasceu e aqui viveu, em Coimbra, toda a sua vida.
Trabalhou desde criança ligado à indústria hoteleira. É filho do desaparecido Manuel Carvalho, o renomado pasteleiro do Arco de Almedina, de cujas mãos saíam os famosos pastéis de Santa Clara e o Manjar Branco.
Pastelaria Central, Santa Cruz e Império, depois de ter “aberto os olhos à vida” como marçano de mercearia, foram as casas por onde passou e onde fez uma caterva de amigos que sempre conservou com paixão.
Ontem, como hoje, apesar da sua provecta idade, tem acompanhado o União assiduamente, erguendo ao vento, com orgulho, a mesma bandeira desde há setenta anos.
Muitas cenas interessantes e curiosas protagonizou com os amigos durante a sua vida de dedicado unionista. Esta, que vos conto, tem a particularidade de envolver um dos nossos rivais de sempre.
Aconteceu em Aveiro, numa visita ao Beira-Mar. O carro era conduzido pelo Abel Eliseu que, ao entrar na cidade de Aveiro, foi mandado parar pelo polícia de serviço.
Remetidos para o Comando, depararam-se aí com o, então, Capitão Faustino, antigo jogador da Académica, que era o comandante daquela polícia. Faustino, conhecendo os personagens mas não se manifestando nesse sentido, perguntou ao guarda o que se passava, ao que este respondeu:
- Vinham com excesso de velocidade.
O Capitão Faustino, arranhando a cabeça e pensando numa solução airosa, virou-se para o agente, dizendo:
- Pergunte de onde é que eles são.
O guarda:
- São de Coimbra, adeptos do União.
- Então mande-os embora que é boa gente, disse Faustino. 
Parabéns ao José Carvalho, merecedor desta homenagem.
Parabéns também ao Núcleo de Veteranos que justifica, aqui, um sublinhado especial. É confortante a forma elevada como estes antigos atletas e unionistas convictos, têm celebrado os seus pares e honrado o União de Coimbra.
Sigam-se estes exemplos.
Viva o União.

Pedro Martins