18.10.12

Arregaça


Nem com um grande esforço de boa vontade consigo concordar que o Clube não possa, no futuro Campo da Arregaça, disputar jogos do Nacional de Juniores e do Distrital de Seniores. Nem me parece razoável que o União, para o concretizar, fique refém de uma qualquer eventual decisão dos sócios da AFC, de que somos fundadores. 
Há dias, numa abordagem a este assunto, deixei a sugestão de que a implantação do campo de jogos fosse feita em espaço alternativo à Arregaça. Dei até o exemplo dos terrenos do Programa Polis, no Parque Verde do Mondego, definidos nesse Programa como espaços com aptidão para o lazer e para instalação de campos de jogos. Não ouvi uma voz nem li uma palavra, de ninguém, sobre a ideia. 
Lá que a Câmara - quer o poder quer a oposição - não tivesse dado a mínima importância ao assunto, não é de estranhar. Só os vejo nos jogos do União nas campanhas eleitorais. Vão lá dar beijinhos às velhotas, mostrarem-se à nossa sociedade e prometer sinecuras ao Clube. Fora disso, todos caminham para o mesmo sítio, para outro sítio. 
O que me intriga, causa estranheza e estarrece (ou talvez não) é que ninguém do nosso Clube dissesse uma só palavra sobre isso, alimentasse a ideia ou desse outras sugestões alternativas no mesmo sentido. 
Este já não é o União de que eu me habituei a gostar quando menino ali comecei a praticar natação, onde pratiquei o futebol e onde dei a minha modesta contribuição como dirigente. 
Levo 57 anos de ligação ao Clube e tenho saudades de homens que por lá passaram como aqueles que, com a sua grande determinação e destemor na defesa dos interesses do União, ainda antes do "25 de Abril", afrontaram o poder autocrático da Câmara que, sustentado na ditadura e no terror policial, nos queria expulsar do Estádio Municipal. 
Não o conseguiram! 
Pedro dos Martins