12.6.11

Homero Costa Fernandes

Photobucket

A cachopada da minha geração, do Cavalo Selvagem, bem o conheceu e com ele conviveu naqueles tempos em que por ali fizemos as nossas futeboladas e algumas inocentes patifarias.
Foi muito difícil para ele e outros, nesse tempo, sentir a marca do despotismo pidesco duns tipos que nós bem conhecíamos e que perseguiam, marginalizavam e "calcavam" aqueles putos, filhos duns descamisados sem instrução, serviçais e trabalhadores braçais. Ainda bem que esse tempo, o tempo da criadagem, já acabou!
O facto de ser coxo nunca o impediu de jogar o futebol no Cavalo Selvagem, sendo até um bom guarda redes das nossas peladas. Era um entusiasta e envolvia-se nas actividades desportivas desenvolvidas no Bairro.
O "Centro", organizava anualmente uma prova de atletismo que compreendia algumas "voltas" ao Bairro e era participada por grupos e organizações desportivas populares. Participou também em provas semelhantes no exterior, a mais interessante das quais se realizava em Quiaios. Eu próprio fiz parte das equipas do "Centro" nessas competições. O Homero, que morava no Casal do Galo (na zona onde hoje se situa o Continente), passava os dias no Bairro e era quem organizava a nossa representação, nos acompanhava nos treinos e nestas provas atléticas quando nos deslocávamos.
Uma curiosidade: o Homero era um coxo que, como bom representante da "classe", estava treinado com os expedientes necessários à sua defesa em caso de "emergência". Um dia, quando jogávamos o hóquei (com o troço da couve), junto à casa do Prof. José Maria Gaspar, apareceram lá dois polícias para acabar com o jogo. A rapaziada correu quanto foi possível para se safar e o Homero, não podendo correr, aproveitou a fixação dos guardas no pessoal em fuga e escondeu-se, logo ali, nuns arbustos que marginavam o passeio. Os polícias, desesperados com a nossa escapadela perguntavam-se, a um metro de distância do "Mero": onde estará o coxo?
Nesse tempo, tal com o Homero, também o Mário Busano, o João Maria, o Tim Tim, entre outros, brincavam ali comigo. Já todos partiram.
PM