8.8.11

Coimbra Mais

05082011536.

O Calhabé passará a dispor, a partir do início do próximo ano lectivo, de um moderno centro escolar destinado às crianças do 1.º ciclo do ensino básico e da educação pré-escolar.
Foi construído nos terrenos onde, durante muitos anos, no século passado, existiu uma fábrica de passamanarias, propriedade do Sr. Vitorino Planas Dória, figura de relevo da indústria têxtil local. Ali, ganharam o seu sustento, muitos homens e mulheres desta cidade.
O projecto desta escola teve em conta preocupações de ordem ambiental, sendo de referir a concepção do edifício em L aberto, virado para Sul/Nascente, que permite a entrada de luz natural durante o período das aulas.
O edifício principal contará com grandes áreas de utilização comum: sala polivalente, refeitório, copa, sala de trabalho dos professores, sala de atendimento dos pais, biblioteca e sala de professores. O recreio foi concebido com áreas de correr e brincar, árvores de sombra, um polidesportivo coberto e zonas verdes.
O novo centro escolar ocupará apenas um sexto do terreno de 12.000 m2 e foi projectado de forma a descomprimir a densa ocupação da zona. É uma escola inserida dentro de um enorme jardim público, um espaço verde com o dobro da área do centro escolar, aberto ao público em geral, com um parque infantil e uma estação de vitalidade em circuito sénior.