1.8.11

Gr Folclórico de Coimbra


Balada de Coimbra de José Elyseu

O Grupo Folclórico de Coimbra iniciou a sua actividade em 06 de Janeiro de 1986 e fez a sua primeira apresentação pública no "1º Encontro sobre a Alta de Coimbra", que decorreu no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 24 de Outubro de 1987.
Funcionou, entre 1986 e 1994, como secção cultural da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra e, em 15 de Maio de 1995, constituiu-se como associação cultural independente com personalidade jurídica.
É uma associação de carácter cultural que tem como finalidades a recolha, o estudo, a reconstituição e a revivência dos costumes e artes tradicionais do povo da cidade de Coimbra e arredores, nomeadamente, nos domínios da poesia, da música, da dança e do trajo.
É orientado desde a sua fundação pelo Professor Doutor Nelson Correia Borges, antigo aluno da Escola Industrial e Comercial de Brotero, nos anos cinquenta, onde fez o Curso Complementar do Comércio. Posteriormente, pela Universidade de Coimbra, é licenciado em História, na pré-especialização de Arqueologia Clássica e Doutorado em História de Arte. Sendo Professor jubilado de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é académico correspondente da Academia de Belas Artes e fundador de duas associações de defesa do património cultural (GAAC e APDML).