13.8.11

Eléctricos de Coimbra



Em 1 de Janeiro de 1911 era inaugurada, em Coimbra a tracção eléctrica. Escrevia assim, nesse dia, o jornal "Notícias de Coimbra":
“A instalação da tracção eléctrica de Coimbra que hoje se inaugurou é digna de especial menção não só pela perfeição técnica com que está executada, como também e muito especialmente por ter sido montada como serviço municipalizado a cargo da Câmara Municipal de Coimbra.
Compreende 3 linhas: uma da Estação Velha à Alegria, outra da Estação Nova à cidade Alta (Universidade) e a terceira da Estação Nova a Santo António dos Olivais. As tarifas fixadas pela Câmara Municipal foram estabelecidas sob o judicioso critério de chamar o público pela fixação de preços reduzidos e zonas curtas, as mais baratas custam 20 réis.
Pode dizer-se afoitadamente que a instalação da tracção eléctrica de Coimbra é uma instalação modelar sob todos os pontos de vista.
Os carros (cinco) cujos equipamentos eléctricos são da mesma procedência, carroseries e trucks saíram das conhecidíssimas oficinas de J. G. Brill, de Filadélfia (EUA), são elegantíssimos e confortáveis. O seu aspecto, sobretudo quando à noite circulam iluminados pelas ruas de Coimbra é esplêndido”.
Na madrugada do dia 9 de Janeiro de 1980, os eléctricos recolheram pela última vez às instalações situadas na Rua da Alegria onde se encontram, ainda, algumas unidades. Foi o fim de 69 anos de serviço prestado a Coimbra pelos velhos eléctricos. Esperemos que um dia seja criado um Museu vivo dos Eléctricos de Coimbra trazendo-os de novo às ruas da cidade.