11.9.11

Onze de Setembro



Tal como em 19 de Dezembro de 1961, com a assassinato de José Dias Coelho aqui lembrado por Zeca Afonso, a morte também saiu à rua na data de 11 de Setembro. Foi em Santiago do Chile, no ano de 1973, onde mais de  três mil pessoas foram mortas e desaparecidas e vinte e oito mil torturadas. Foi em Nova Iorque, em 2001, com o morticínio de cerca de três mil cidadãos indefesos.  
___________________________

Santiago do Chile
O Golpe de Estado de 11 de Setembro, ocorrido no Chile em 1973, consistiu na derrubada do regime democrático constitucional do Chile, e de seu presidente Salvador Allende, tendo sido articulado conjuntamente por oficiais sediciosos da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos e da CIA, bem como de organizações terroristas chilenas, como a Patria y Libertad, de tendências nacionalistas-neofascistas, tendo sido encabeçado pelo general Augusto Pinochet, que se proclamou presidente.
Nova Iorque
Os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Queda aos Estados Unidos. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores, intencionalmente, bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. 
(Wikipédia)