7.2.12

Ateneu de Coimbra

Photobucket 
Toda a arte, toda a cultura, não esqueçamos, requer um esforço de quem a aborda. Fazer obra de Cultura Popular consiste não em evitar esse esforço, mas sim em criar as condições necessárias para que tal esforço frutifique na aquisição de conhecimentos, no exercitar da inteligência, no apuramento da sensibilidade, na formação do carácter.
(João José Cochofel - sócio fundador)

-----------------------------
O Ateneu de Coimbra, Colectividade de Cultura e Recreio, foi fundada em 1 de Dezembro de 1940, por um grupo de pessoas - Operários, Comerciantes e Industriais da área da Sé Velha, da velha, "Alta", a que se juntaram jovens estudantes, num período particularmente difícil, em plena Guerra Mundial. Para além das dificuldades que resultaram da dureza do regime de Salazar, havia que enfrentar outras de índole económica e social, racionamento e fome, jornais e revistas censuradas, actividades colectivas vigiadas. A guerra impôs ao jovem Ateneu tarefa importante de índole social: a distribuição de géneros alimentícios de primeira necessidade pelos moradores mais carenciados.
Através do teatro começou o Ateneu a levar a sua mensagem cultural a outras colectividades e regiões circunvizinhas.
Em 1942 o Ateneu mudou para a actual sede, na Rua do Cabido. Com a mudança, a actividade que se propunha levar a efeito incrementou-se e ganhou novas vertentes. Criou uma biblioteca, hoje com cerca de cinco mil volumes e com ela organizou "Horas de Leitura" e "Jornais de Parede", formas directas de dar a conhecer obras e autores. Jovens professores e estudantes colaboraram no ensino, dando explicações de línguas e outras matérias a jovens trabalhadores.
Os sócios do Ateneu e em geral a população de Coimbra aproveitaram bem as iniciativas que levaram à redescoberta de Conimbriga, Penacova e Montemor, estas por via fluvial, Museu Machado de Castro, Buçaco, etc., sob a orientação de ilustres figuras do meio cultural.
Em 1964 o Ateneu de Coimbra organizou o Festival de Teatro Amador com a participação não só do TAC (Teatro do Ateneu de Coimbra) mas também com três grupos de fora de Coimbra e dois de estudantes: TEUC e CITAC. Com ele marcava-se um ciclo que se reforçava: perfeito entendimento e colaboração entre estudantes e não estudantes em temas culturais e que viriam a repercutir-se noutras acções e actividades futuras.
Concretizando em 1977 a sua vocação de solidariedade social, foi fundado no Ateneu de Coimbra um Centro de Apoio à Terceira idade.
Palestras, Colóquios, Espectáculos de Teatro e Música, Variedades, Exposições de Fotografia, Pintura e Escultura, Visitas e Passeios Culturais, Fantoches, Cinema, Vídeo, Fotografia, Xadrez e Damas, Futebol de Salão, Ténis de Mesa, Pesca e Campismo, Jogos Tradicionais, Atletismo Apoio Domiciliário, Centro de Dia, tudo isto se enquadra nos objectivos do Ateneu de Coimbra: a cultura, a convivência e a solidariedade.
Foram muitos os que, em épocas diferentes, nos encorajaram a prosseguir. Sentimos bem o calor do apoio de grandes nomes, como Professor Agostinho da Silva (Prof. Universitário, Filósofo), Professor Alfredo Martins (Fred), (Prof. Universitário, Escritor), Alves Redol (Escritor), António Arnaut (Advogado e Ex-Ministro da Saúde), António Pedro (Teatrólogo e Pintor), Armando de Castro (Escritor), Aureliano Lima (Escultor), Carlos Avilez (Encenador e Director de Programas da RTP), Correia da Fonseca (Escritor), Deniz Jacinto (Escritor), Francisco Fanhais (Poeta, Cantor), Helena Felix (Actriz), Ilse Losa (Escritora e Poeta), João Cochofel (Poeta), Joaquim Namorado (Prof. Universitário, Escritor e Poeta), José Afonso (Zeca) (Poeta, Trovador), José Esteves (Técnico Desportivo), Prof. José O. Barata (Prof. Universitário), Prof. Luis Albuquerque (Prof. Universitário, Escritor, Historiador), Luisa M. Martins (Encenadora), Lousã Henriques (Médico Psiquiatra, Estudioso do Folclore e do Traje), Manuel Freire (Trovador), Manuel Sérgio (Prof. Universitário, Filósofo), Mário Barradas (Encenador), Mário Sacramento (Escritor), Mário Silva (Pintor), Mário Zambujal (Escritor, Cronista desportivo), Padre Nogueira Gonçalves (Historiador), Prof. Orlando de Carvalho (Prof. Universitário), Professor Óscar Lopes (Prof. Universitário), Professor Paulo Quintela (Prof. Universitário, Teatrólogo), Sttau Monteiro (Escritor), Vitor Sá (Historiador).
Numa época em que o associativismo atravessa crise profunda, o Ateneu de Coimbra mostra ainda, com a sua actividade, a importância e riqueza das Associações de Cultura e Recreio.
(Ateneu de Coimbra)