14.2.12

Coimbra Mais

FLUIXM~1
Edite Figueiras e Requixa Ferreira
Um fluxómetro a laser, criado por investigadores da Universidade de Coimbra para fazer o diagnóstico da diabetes e outras doenças, ganhou o "Best Student Paper Award” na Conferência Internacional Bioinformatics 2012.
O protótipo desenvolvido por Edite Figueiras no Centro de Instrumentação da Universidade de Coimbra distingue-se por medir com rigor os fluxos registados nos vasos sanguíneos mais pequenos, que por norma são os mais difíceis de medir.
Para fazer as medições, o fluxómetro recorre a fibra óptica que envia feixes de laser para uma parte do corpo humano em análise, permitindo obter informação resultante da interacção com os glóbulos vermelhos. Com este processo, o fluxómetro a laser fica apto a medir a circulação do sangue, mesmo nas camadas mais profundas da pele.
«Considerando que diferentes doenças afectam, de modo diferente, as várias camadas microcirculatórias, ao medirmos o fluxo sanguíneo presente em cada uma delas, estamos a dar um contributo muito importante para o auxílio dos médicos no diagnóstico e na terapêutica de várias doenças, especialmente na diabetes», disse Edite Figueiras, investigadora que desenvolveu o protótipo do fluxómetro a laser durante o doutoramento em Engenharia Biomédica.