26.2.12

Colégio das Artes

Photobucket
Coimbra
Colégio das Artes
Em meados do século XVI, os Jesuítas começavam a afirmar-se em Portugal como os mais empenhados na causa do ensino. Em Coimbra fundaram, em 1542, o primeiro colégio em que ensinaram no país, dele saindo depois professores para Lisboa e outras cidades de várias partes do mundo, onde criaram mais estabelecimentos do género. Poucos anos depois o rei concedia-lhes o controlo do famoso Colégio das Artes onde se realizava o ensino preparatório que dava acesso à Universidade.
O Colégio das Artes foi criado em 1547 e começou a funcionar no ano seguinte sob a direcção do Principal André de Gouveia e com os seus companheiros bordaleses. Já sob a direcção dos jesuítas passou para a Alta de Coimbra, em 1555, onde se fixaria até ao século XIX, quando foi convertido em Liceu.
Os Liceus portugueses foram criados, em 1836, pelo chefe do governo Passos Manuel. O diploma da criação dos Liceus, determinava que se instalasse um em cada capital de distrito e dois em Lisboa. Pretendia-se com isso oferecer uma maior ilustração humanística, científica e técnica à população portuguesa.
As dificuldades económicas não permitiram que se fosse tão depressa e tão longe quanto se desejava. Os primeiros Liceus só foram instalados em 1840. Assim, pode dizer-se que o Colégio das Artes de Coimbra, criado em 1548 e reformado na época pombalina, constituiu o primeiro estabelecimento liceal a funcionar no país, não só porque, ao ser reformulado, manteve a maioria dos professores, mas também porque ficou com as respectivas instalações.