24.3.12

Jornal República

Informação sobre o renascimento do Jornal "República"

Fui notificado pela ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social -, por um ofício de 23 de Fevereiro, de que tinha sido inscrito em meu nome, com o número 126182, o registo provisório da publicação periódica “Jornal República”, que pedi quando soube que tinha caido no domínio público. Para este registo ser definitivo tenho agora um prazo de 90 dias para enviar ao ERC o primeiro exemplar impresso do jornal.
A iniciativa de pedir este registo foi minha, do Professor António Lopes Vieira e do Engenheiro Viriato Wolfango de Macedo. Juntos assumimos a responsabilidade, e a honra, de assegurar o renascimento do jornal República.
O nosso propósito é o de publicar em 2012 dois números impressos do jornal e, depois, em 2013, outros dois. O conteudo destes números será divulgado pela INTERNET.
Esperamos que apareçam, depois, pessoas mais novas que permitam assegurar a continuidade do projecto.
De momento, agradecemos aos orgãos da Comunicacão Social e aos blogues que divulguem esta notícia. A eles daremos todas as as informações adicionais que nos forem pedidas.
Pedimos, também, aos cidadãos interessados em serem informados da sequência do projecto e em receberem , eventualmente, os dois números de 2012, para nos indicarem as seus endereços para os podermos contactar.
Enviamos a seguir o Resumo do Projecto que acompanhou o pedido feito à ERC. 

Com os melhores cumprimentos
António Brotas
939508020 ; antonio.brotas@gmail.com ; antonio.brotas@ist.utl.pt
_______________________________________________________________

Resumo do Projecto

Este projecto consiste, essencialmente, em editar, a partir 2012, um jornal escrito, que poderá ser completado por uma edição online, em que seja possivel apresentar ideias, opiniões e promover debates que os promotores do projecto gostariam de ver mais presentes na Comunicação Social portuguesa.
Este jornal, que será bianual, com uma tiragem de 400 exemplares, 16 páginas e divulgação nacional, será de informação geral, embora com incidência em questões de natureza política.
Os promotores iniciais do projecto, identificados no Estatuto Editorial, são pessoas que foram muito influenciadas pelo jornal “República” na primeira metade da vida em que sofreram um regime opressivo e com uma apertada Censura.
Apesar da idade, consideram que, ainda hoje, e por um periodo que não será longo, podem dar, com ideias, sugestões e informações, um contributo válido e, nalguns casos inovador, para a Comunicação Social portuguesa.
Assumimos assim a responsabilidade, e a honra, de procurar dar continuidade ao espírito que animou o jornal “República, não unicamente recordando o passado, mas sobretudo, inspirando-nos nele para abordar os problemas actuais da sociedade portuguesa.
Em particular, pensamos poder aglutinar um conjunto de colaboradores mais novos, que se interessem pelo projecto, no início, essencialmente com críticas e sugestões enviadas para os primeiros números e, depois, com uma colaboração mais efectiva.
São estes colaboradores que poderão dar continuidade no futuro ao projecto.
Os três promotores iniciais do projecto, António Brotas, António Lopes Vieira e Viriato Wolfango de Macedo, identificados como Directores no requerimento inicial feito à ERCS, assumem constituir a Redação e assegurar a edição do jornal pelo menos até meados de 2013.

António Brotas